Paraísos do Ecoturismo no Brasil

Trilhas, mergulhos, esportes radicais e muitos cenários exuberantes: o ecoturismo pode ser praticado em diversas regiões do país e incentiva o contato consciente com a fauna e a flora nacional

Quem trabalha diariamente em ambientes fechados pode sentir falta de um pouco de emoção e de contato com a natureza, não é verdade? Com uma rotina tão corrida, muitas vezes é necessário se planejar e aproveitar momentos de lazer, seja sozinho, com a família ou com os amigos, em meio a espaços mais tranquilos e harmônicos. Esse é o objetivo de três tipos de turismo diferentes: o ecoturismo, o turismo ecológico e, também, o turismo de aventura. 

O ecoturismo é um tipo de viagem que permite ao turista conhecer e explorar a natureza, sempre respeitando e preservando o meio ambiente. Além disso, as atividades propostas também incentivam a educação ambiental, a conservação e o bem-estar de patrimônios naturais, sociais e culturais ao redor do mundo todo. 

No Brasil, essa prática tem crescido bastante nos últimos anos e movimentado o segmento turístico. Isso se deve principalmente aos diversos tipos de paisagens naturais existentes no território brasileiro e pela grande quantidade de espécies de animais, matas, montanhas, cachoeiras, entre outras formações geológicas. É importante destacar que esses cenários estão espalhados por todos os cantos do país, o que facilita que mais pessoas, de diferentes localidades, tenham acesso a eles. 

O que diferencia, por exemplo, o ecoturismo do turismo ecológico são os locais de prática. O ecoturismo é praticado em áreas exclusivas de preservação ou proteção ambiental, como parques nacionais, estaduais, e demais áreas onde existem regras sobre o uso da área ou plano de manejo.  Já, o turismo ecológico é realizado em meio à natureza, porém em áreas que não são protegidas. 

Os esportes de aventura também ganham adeptos com o turismo para a área: trekking, arvorismo, escaladas, rapel, tirolesa, rafting… não há nada melhor que misturar a adrenalina da ação com a beleza de cada paisagem a céu aberto. Esse modelo envolve riscos controlados e exige o uso de equipamentos específicos e procedimentos que garantam a segurança pessoal, além do respeito ao patrimônio ambiental e sociocultural.

LEIA MAIS