Parque da Chapada dos Veadeiros reabre para o público

alto paraiso de goias

Turistas precisam seguir recomendações para prevenção da Covid-19

Um verdadeiro paraíso da biodiversidade. Esse é o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que reabriu em agosto para visitação pública. Localizado em Alto Paraíso de Goiás, o espaço estava fechado desde março devido à pandemia do coronavírus. Cinco meses depois, as atividades no parque estão sendo retomadas de forma gradativa e monitorada. 

A reabertura ocorreu após a publicação de um decreto do município goianense, permitindo a retomada de atividades econômicas na cidade, incluindo o turismo, desde que fiscalizadas e aprovadas pela prefeitura local. Além disso, foi preciso a liberação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da portaria publicada no Diário Oficial da União.

Como estão sendo as visitas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros?

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está recebendo apenas 60% da sua capacidade total de público e os turistas podem entrar das 8h às 12h e precisam sair até as 18h. Além disso,  todos os visitantes e funcionários precisam estar atentos às normas sanitárias e de segurança para a prevenção da Covid-19: aferição da temperatura corporal, uso obrigatório de máscara e de álcool em gel para a higienização das mãos. 

Já a equipe de trabalho do parque, precisa realizar, de forma ainda mais frequente, a limpeza e desinfecção dos ambientes onde há, especialmente, contato direto entre pessoas: banheiros, corrimãos, maçanetas, torneiras, balcões, entre outros. As medidas seguem as estipulações da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás e do ICMBio.

A permanência no Centro de Visitantes é permitida por, no máximo, 15 minutos. No estacionamento, a lotação dos veículos está reduzida à metade da capacidade. A loja de souvenirs e a lanchonete também voltaram a funcionar, mas não é permitido o consumo de alimentos e bebidas no interior desses locais, apenas na área externa. Uma das atrações que permanece fechada é a Travessia das Sete Quedas, a mais longa do parque (23,5 km) e que abriga área para camping.

Chapada dos Veadeiros é um dos Patrimônios Naturais do Brasil

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do Estado de Goiás (GO), entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança. O parque tem mais de 240 mil hectares e é apenas uma parte das regiões que compõem a Chapada dos Veadeiros. 

Com vegetação predominante do cerrado de altitude, abriga espécies únicas de plantas e animais, centenas de nascentes e cursos d’água, formações rochosas de mais de 1 bilhão de anos e áreas preservadas de antigos garimpos. Um verdadeiro espetáculo natural, onde fauna e flora se unem à história local! Não à toa, a Chapada dos Veadeiros foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 2001. 

Além disso, o Cerrado é considerado um dos biomas mais antigos e diversos do planeta. Ele também possui a maior formação vegetal da América do Sul, ficando atrás apenas da Amazônia. No Cerrado estão mais de 60% das cavernas brasileiras (cerca de 4 mil), o que auxilia no desenvolvimento dos lençóis freáticos e reflete nos principais atrativos da região.

Trilhas na Chapada dos Veadeiros

No Parque Nacional, os visitantes podem percorrer quatro trilhas: Travessia das Sete Quedas (fechada durante o período da pandemia), Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras, Trilha dos Cânions e Cariocas e Trilha da Seriema. Confira algumas informações disponibilizadas pela administração do parque:

  • Travessia das Sete Quedas: aberta na estação seca (junho a novembro), com extensão aproximada de 23,5 km. Pode ser percorrida em dois ou três dias, com possibilidade de acampamento. Como o próprio nome sugere, o visitante atravessará diferentes campos de vegetação, além do Rio Preto. Para essa trilha, o nível de dificuldade é considerado super pesado.
  • Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras: de 11 a 12 km (ida e volta). A duração estimada desse atrativo é de quatro a seis horas. Grande parte do percurso é realizado em terreno acidentado e com bastante pedras. Inclui passagens pelo Garimpo, Mirante do Salto do Rio Preto, Cachoeira do Garimpão, Mirante e Poço do Carrossel e Corredeiras do Rio Preto, sendo um ótimo ambiente para banhos de rio e hidromassagens naturais, formadas nas pequenas quedas d’água. Nível de moderado a pesado.
  • Trilha dos Cânions e Cariocas: nesse percurso de 12 km (ida e volta) e de nível moderado superior, mais uma vez o nome é sugestivo. Há passagens por belíssimas paisagens naturais, incluindo a Cachoeira das Cariocas e o Cânion 2.
  • Trilha da Siriema: a trilha mais leve do Parque Nacional possui cerca de 800m de extensão (ida e volta) e leva até o Córrego Rodoviarinha, onde é possível se banhar durante a época das chuvas. Por apresentar terreno plano e bem sinalizado, é indicada para pessoas que apresentam alguma dificuldade de locomoção (idosos, gestantes, crianças, deficientes físicos, etc.). 
O que fazer na Chapada dos Veadeiros?

Além de visitar o Parque Nacional, os turistas podem realizar uma série de passeios na Chapada dos Veadeiros. Assim como as trilhas e caminhadas, todos os destinos costumam incluir a contemplação de belas paisagens e observação das espécies de fauna e flora. Os banhos de rio e cachoeira também são parada obrigatória para quem deseja conhecer essa parte do nosso país. Para os mais aventureiros, há a realização de atividades como o trekking, canionismo, escalada, tirolesa e, até mesmo, balonismo.

Em propriedades próximas ao parque e municípios arredores, estão atrativos como o Vale da Lua e o Rio São Miguel, locais com exuberantes rochas esculpidas pela água ao longo de milhares de anos; o Sítio Histórico Kalunga, as Cataratas dos Couros e a Cachoeira das Loquinhas.

Onde ficar?

Não há porque se preocupar com as acomodações na Chapada dos Veadeiros. Por ser um destino muito visitado, a região está preparada para acolher os turistas. Todos os municípios da dispõem de opções de hospedagem, que vão desde  hotéis e pousadas, até os espaços mais rústicos, como os campings ao ar livre.

Viagem para a Chapada dos Veadeiros

Gostou do nosso conteúdo e já está sonhando em conhecer esse paraíso brasileiro? Entre em contato com a gente e se apaixone ainda mais por esse destino. Confira nosso roteiro de viagem e tudo o que vai rolar na nossa próxima programação para a Chapada dos Veadeiros.

chapada dos veadeiros goiás

Então, bora planejar sua viagem?

LEIA MAIS