5 dicas para você viajar em casal e curtir férias inesquecíveis

Casar ou viajar? Sabia que você não precisa optar apenas por uma? Mas, se você busca por felicidade e não anda encontrando, talvez esteja realmente na hora de colocar o pé na estrada. E o melhor de tudo é que você pode sim planejar uma viagem a dois e fazer dela algo especial.

Uma pesquisa realizada pela plataforma Booking revelou que, para mais da metade dos entrevistados, viajar ao lado do companheiro traz mais felicidade do que a própria festa de casamento, por exemplo. No mesmo levantamento, as pessoas consideraram planejar e tirar férias tão essencial para o nosso humor quanto outros grandes eventos da vida.

O estudo, que entrevistou 17 mil pessoas em 17 diferentes países, revelou também que 70% as pessoas são mais felizes viajando do que comprando. Além disso, três quartos dos consultados optam por viajar quando buscam uma por “doses de felicidade”; e sete a cada dez viajantes acreditam que os melhores momentos são aqueles em que estão em um hotel ou casa alugada e, mesmo assim, conseguem se sentir no próprio lar.

Como planejar uma viagem em casal?

Viajar com o companheiro pode ser uma atividade benéfica para o relacionamento, não é mesmo? Aqui no Brasil, por exemplo, existem destinos incríveis para quem quer fazer uma viagem a dois. De norte a sul, o território brasileiro possui opções variadas de paisagens e belezas naturais para encantar casais de todas as idades.

Mesmo assim é sempre importante se planejar para evitar que a viagem ou as férias em casal acabem se tornando motivo para as discussões. O planejamento a dois deve levar em conta desde o roteiro escolhido até regras básicas de convivência que contemplem o bem-estar de ambos os cônjuges. Algumas questões diárias da relação, como ceder, harmonizar e dividir momentos, são imprescindíveis para conciliar as vontades e também as expectativas do passeio. Confira cinco dias que nossa equipe preparou para você:

1. Atentem ao planejamento

Quando você viaja com pacote comprado, é importante certificar-se sobre a qualidade dos trabalhos da agência contratada. Você pode conversar com pessoas próximas e que já tenham utilizado os serviços de alguma empresa de viagem, acompanhar a avaliação e os relatos nas mídias sociais, fazer uma consulta ao CNPJ, entre outros. Já, se optar por viajar por conta própria (sem pacote de agência) é bom atentar ao planejamento como um todo: quais as condições de vias de acesso? Qual a melhor época para viajar e aproveitar o destino? Quais as distâncias entre atrativos e estadia e o cálculo do tempo de deslocamento?

2. Dividam as tarefas

Além disso, dividir as tarefas facilita a organização e divide as responsabilidades entre o casal. Não deixe tudo para apenas uma pessoa da relação. Enquanto alguém faz as pesquisas e as reservas, o outro pode começar a se preocupar com a revisão do carro, caso a viagem planejada seja terrestre, por exemplo. Uma das nossas dicas é dar preferência para a contratação de nativos (pessoas que nasceram no local) para serviços de guia, transporte ou nos auxílios gerais da sua viagem. Esta é uma forma de enriquecer turisticamente e historicamente os passeios, com informações dos locais, entre outros.

3. Não esqueçam do orçamento

Viajar exige dinheiro e algumas economias. As vezes mais, em outras nem tanto. E a gente sabe que falar sobre gastos e detalhes financeiros não é algo tão romântico assim, mas é extremamente necessário quando você faz uma viagem com outra pessoa. Antes de mais nada, conversem sobre o quanto cada um pode gastar e como pretendem pagar cada despesa (hospedagem, passeios, passagens, alimentação, etc.). Se a viagem for planejada com antecedência, também há a possibilidade de criar uma poupança para o casal e investir os valores necessários.

4. Saibam ficar sozinhos

A viagem pode estar sendo incrível para os dois. Ainda assim é absolutamente normal que um queria fazer algo e o outro não. Essa dica vale tanto para quem vai viajar em grupo, quanto para quem vai viajar a dois. Nesse sentido, também precisamos aprender a respeitar o relógio biológico alheio. Se vocês costumam dormir e acordar naturalmente na mesma hora, isso pode facilitar a organização das atividades. Mas nem sempre é assim, então exercite a tolerância com o seu parceiro. O mesmo serve para os horários das refeições, do banho e o restante da rotina.

5. Escolham um destino interessante

Todo planejamento de viagem começa com a escolha do destino. Se a viagem é em casal, nada mais justo que ambos participem desta decisão. Assim, vocês poderão escolher um destino que atenda as expectativas dos dois. Essa é uma questão elementar, mas que muitas vezes acaba sendo esquecida. Por mais que um casal tenha afinidades em comum, também é preciso pensar nas vontades e gostos individuais. Por isso, pensem nos passeios que irão fazer juntos e, se necessário, quais lugares irão visitar individualmente.

Os limites do parceiro também precisam ser observados, por exemplo: se ela tem medo de altura, não se sinta abandonado se ela não quiser subir uma montanha com você; se ele não aguenta mais caminhar façam uma parada, hidratem-se e procurem outras possibilidades de deslocamento; se um gosta de comida picante e outro não, que tal conversar sobre a escolha do restaurante?

Nossas sugestões de destinos incríveis para casais:

Jalapão: um dos destinos mais procurados do país, o Jalapão apresenta uma das mais belas paisagens do Tocantins. Além dos fervedouros naturais, o pôr do sol nas dunas de areia fazem qualquer casal voltar à “lua de mel”.

Urubici: um destino para os amantes da Serra catarinense. A ideia é aproveitar o inverno para realizar um bom passeio com o companheiro. Nossa dica é o jantar do restaurante Casarão: lá você pode saborear uma truta acompanhada de um bom vinho.

Punta de Diablo e Cabo Polônio: para os casais mais roots nós indicamos as belas praias uruguaias. Esse destino reserva um espetáculo noturno no mar, por meio da proliferação da espécie Noctiluca (fenômeno apelidado de “mar brilhante”) e da migração de baleias.

Passeios no Peru: essa é para os casais que amam uma aventura! O trekking na Montanha Salkantay, com noites de sky camp (acampamento em forma de iglus, com telhado de vidro) e jungle domes (cabanas de telhado de palha), é um destino para nunca ser esquecido.

LEIA MAIS